Passar para o conteúdo principal

O nosso objetivo: a medicina de saúde

Levar cada indivíduo ao seu estado fisiológico ótimo

O objetivo da PiLeJe é promover a saúde de todos os indivíduos, mantê-la pelo máximo tempo possível e restaurá-la quando necessário.  É isto que o Dr. Christian Leclerc, o fundador do grupo, chama medicina de saúde.

Este conceito tem como base o pressuposto de que cada pessoa tem um estado fisiológico ótimo em que é possível prevenir o aparecimento da doença e melhorar a qualidade de vida.  O objetivo é guiar cada indivíduo para o seu próprio estado fisiológico ótimo e melhorar a sua saúde de forma sustentável.

A medicina de saúde tem em atenção todos os estados intermediários entre a saúde e a doença, encara o indivíduo como um todo e promove a medicina preventiva.   

Thumbnail

Consultas centradas na pessoa individual

Acreditamos em tratar a pessoa como um todo durante uma consulta, e não como uma lista de sintomas. O paciente é uma pessoa com um problema ou um distúrbio que não pode ser dissociado das suas circunstâncias: o seu historial médico, o seu ambiente, dieta, regime de exercício, estilo de vida e necessidades.

Todos estes parâmetros necessitam de ser tidos em consideração quando gerimos a sua saúde e introduzimos um tratamento que poderá combinar soluções terapêuticas com mudanças no seu estilo de vida. Com esta abordagem, o indivíduo participa ativamente na manutenção da sua saúde com a ajuda de profissionais de saúde e outros especialistas.

Thumbnail

Uma colaboração estreita 

Manter uma boa saúde é mais do que uma simples meta, é um projeto. Uma boa saúde não significa apenas um corpo que funciona, depende de todo um leque de critérios favoráveis - um corpo saudável, exercício, uma dieta equilibrada e uma mente sã.

Restaurar ou prolongar a saúde pode exigir o contributo de diversos profissionais e especialistas, o que significa que é necessário conciliar várias disciplinas - tratamentos com e sem medicamentos, estilo de vida, nutrição e atitude mental - e juntar as competências dos profissionais que trabalham nestas áreas. Quando isto é feito, o contributo de cada um deles é transformado.

Estados de saúde intermediários

As pessoas não passam abruptamente da saúde para a doença. Há fases entre os dois estados em que o corpo pode manifestar distúrbios funcionais como fadiga, irritabilidade, problemas digestivos ou perturbações do sono. Se estes distúrbios forem ignorados ou não forem tratados devidamente, podem evoluir para condições crónicas ou até mesmo resultar noutras doenças.

É por isso que é importante identificar e tratar estes sinais utilizando técnicas de diagnóstico apropriadas (análises de sangue, questionários funcionais, avaliações emocionais) para que os profissionais de saúde possam tratar o paciente de acordo com as suas necessidades individuais.

La Micronutrition - uma prática médica inventada pela PiLeJe

A PiLeJe desenvolveu uma disciplina conhecida como “La Micronutrition” (a micronutrição), que estuda o impacto dos micronutrientes (vitaminas, minerais, oligoelementos, ácidos gordos essenciais, probióticos, etc.) na saúde, avalia os défices e desequilíbrios e procura maneiras de corrigir e otimizar o estado micronutricional de um indivíduo. A micronutruição leva a um tratamento individualizado, visto que cada paciente tem o seu próprio perfil patofisiológico  e as suas próprias necessidades nutricionais. A micronutrição pode ser aplicada de várias formas.

Pode ser a combinação de antioxidantes e ácidos gordos para proteger contra os efeitos prejudiciais de radicais livres associados ao envelhecimento das células; superar as deficiências causadas por um mau regime alimentar desenvolvendo suplementos alimentares que contenham elevados níveis de vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos e aminoácidos essenciais; ou regular as bactérias intestinais, também conhecidas como microbiota.

Thumbnail