Passar para o conteúdo principal

A qualidade PiLeJe

A PiLeJe fabrica e vende os seus próprios produtos utilizando, sempre que possível, ingredientes e matérias-primas naturais. Realizamos controlos de qualidade em todas as fases do desenvolvimento e do ciclo de vida do produto para assegurar níveis de dose seguros e a estabilidade do produto.

O nosso procedimento de qualidade orienta-se por um objetivo determinante -  garantir a qualidade e a segurança dos produtos que os nossos clientes usam. Este objetivo, atingimo-lo por meio de sistemas rigorosos e repetíveis.

O grupo PiLeJe obteve diversos tipos de certificação.

Um quadro de referência e duas normas de certificação

ISO 13485 é um quadro de referência para dispositivos médicos. Exige o controlo total do processo de desenvolvimento do produto até à sua colocação no mercado e para além desse ponto.

Thumbnail

ISO 22000 é uma norma internacional que se aplica aos produtores de alimentos em qualquer fase da cadeia alimentar. Permite harmonizar os requisitos de segurança alimentar e identificar e controlar todos os potenciais riscos para assegurar que o produto consumido pelo utilizador final é seguro. Esta norma exige a avaliação periódica de todos os aspetos do processo - matérias-primas, ambiente, processos de fabrico, competências dos trabalhadores, etc. - para garantir a eficiência e o melhoramento contínuo.

Thumbnail

Os procedimentos de qualidade da PiLeJe são fiscalizados por organismos de certificação independentes, que autorizam que os produtos ostentem as marcas das normas que os distinguem, e temos uma equipa de auditores internos que verificam que os produtos cumprem todos os procedimentos aplicáveis.  Podemos também realizar controlos dos nossos fornecedores e fabricantes de matérias-primas.   

CFR 21/111 GMP Food FDA é uma norma aplicável aos suplementos dietéticos vendidos nos Estados Unidos. Esta norma permite-nos comercializar os nossos produtos nos países em que ela é necessária, incluindo os Estados Unidos e o Kuwait. É implementada pela PiLeJe Industrie e é regularmente auditada.

Thumbnail

Controlos internos

Embora a certificação normalizada obrigue ao cumprimento de determinados critérios de qualidade e segurança durante os processos de fabrico dos produtos, não existem regras estritas sobre como e com que frequência estes aspetos deverão ser verificados. Cabe ao utilizador decidir. Por isso, a PiLeJe estabeleceu quatro requisitos de qualidade a serem cumpridos durante o desenvolvimento dos produtos:

  • Assegurar que todas as fórmulas encomendadas a fornecedores contêm a quantidade correta do ingrediente principal;
  • Realizar análises microbiológicas para assegurar a segurança dos produtos;
  • Cumprir os atuais regulamentos referentes a contaminação verificando as quantidades de metais pesados ou pesticidas que não podem ser excedidas.
  • Testar as propriedades organolépticas dos nossos produtos (forma, textura, cor, sabor, odor) e a respetiva estabilidade com a passagem do tempo.

Como parte deste processo, pedimos aos nossos fornecedores certificados que dêem informação sobre a presença ou ausência de alergénios nos nossos produtos, para confirmar que não contêm substâncias potencialmente prejudiciais como OGM ou pesticidas.

Rastrear todos os ingredientes

A maioria dos ingredientes que utilizamos para formular os nossos produtos, como extratos de plantas, nutrientes e estirpes probióticas, tem origem em organismos vivos.  Estes elementos são sensíveis, frágeis e específicos, e exigem procedimentos de segurança drásticos para preservar as suas propriedades. Por exemplo, quando utilizadas no seu todo, as plantas contêm moléculas diferentes que produzem uma combinação sinergética que aumenta a sua eficácia. Contudo, cada uma das partes de uma mesma planta pode ter uma ação diferente e a sua origem geográfica, ou seja, o solo em que cresceu, pode também afetar a natureza da sua atuação. Os probióticos são igualmente delicados - a luz, a humidade e a temperatura podem afetar a sua viabilidade. As bactérias que contêm são ativadas pelo calor e necessitam de ser nutridas para se manterem vivas. Se não proliferarem, morrerão em pouco tempo.

Para assegurar que os probióticos contêm quantidades de bactérias suficientes quando são tomados, condição essencial para que atuem, têm de ser armazenados em condições ótimas. Estes fatores explicam a necessidade de procedimentos que garantam a constante qualidade e eficiência do produto final. A PiLeJe é capaz de rastrear todos os seus ingredientes, desde o local onde foram produzidos ou cultivados até ao ponto de utilização, incluindo todas as etapas intermediárias, para assegurar que os seus produtos cumprem os requisitos regulamentares aplicáveis. Se algum dos nossos controlos revelar que as regras não foram rigorosamente implementadas, o ingrediente não será usado.